Tijolos reciclados são o futuro das construções?
A resposta à pergunta nós ainda não sabemos, mas a invenção é promissora. O novo modelo parece com os tijolos comuns feitos de barro, um item obrigatório na maioria das construções, mas apenas na aparência, o novo modelo de tijolo tem duas diferenças fundamentais, o material e o formato.
Desenvolvido por Jin-young Yoon, o tijolo reciclado é outra ideia inovadora em busca de uma economia mais sustentável. Como o nome já diz, o material é composto de plástico descartado, e folhas secas. O composto criado pela mistura apresenta uma segunda vantagem, além de dar um novo destino ao plástico que provavelmente acabaria no lixo, a reciclagem do plástico dá suporte a uma série de atividades econômicas relacionadas, como logística reversa. A logística reversa é um campo cada vez mais explorado pelas empresas, seja por obrigação por parte da legislação, ou pressão do mercado. Basicamente, os processos necessários para devolver os produtos usados à indústria compreende o campo da logística reversa.
O formado é a segunda diferença drástica. Ao guiar a água a um destino específico, como um reservatório de água para vasos sanitários, jardinagem, ou limpeza, os cortes nas laterais do tijolo permitem o aproveitamento de água. A água está virando um recurso cada vez mais escasso, e as ideias para aproveitar ao máximo esse recurso essencial à vida são muito bem vindas!