Projeto de Centro Científico na Antártida
Projeto do aluno da Zaha Hadid promete grandes contribuições à ciência. Se você admira os trabalhos de Zaha Hadid, a arquiteta iraniana responsável por vários projetos mundialmente reconhecidos e premiados, sem dúvida alguma não vai se decepcionar com o talento do aluno da Zaha. O projeto de construção em um dos locais mais inóspitos à vida na Terra, senão o mais inóspito, veio de Sergiu-Radu Pop.
Desenhado para solucionar as dificuldades dos cientistas que estudam na Antártida, o “Transformable Antarctic Research Facility” de certa forma é uma crítica ao projetos anteriores, no qual a prioridade para área de trabalho foi elaborada em detrimento da qualidade de vida dos pesquisadores, segundo o autor do desenho, a qualidade da pesquisa diminui devido as possibilidades limitadas de área de lazer disponível aos pesquisadores.
A Influência de Hadid sobre o aluno é clara, o visual futurístico combina muito com o caráter das obras de Hadid, em particular, um desenho recente de embarcações realizadas pelas arquiteta. Uma característica marcante do projeto é a biomimética, a sua aparência semelhante à natureza pontiaguda, e assimétrica das formações de gelo da costa Antártida.
- Imagem de uma lancha desenhada por Zaha Hadid:
© Unique Circle Yachts / Zaha Hadid Architects para Bloom+Voss Shipyards