Florianópolis ganha ônibus elétrico movido a energia solar
Santa Catarina é o estado brasileiro que mais se destaca quando se trata de sustentabilidade e energias renováveis, principalmente quando mobilidade urbana é o assunto. A capital catarinense já recebeu um ponto de ônibus tecnológico com painéis fotovoltaicos e carregadores de dispositivos móveis.
A novidade da vez é o ônibus elétrico, totalmente movido a energia solar, que começou a rodar em Florianópolis em dezembro de 2016. O ônibus foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e começou a rodar em um trajeto de aproximadamente 25,3 quilômetros entre dois campos da UFSC, o Sapiens Parque, no norte da ilha e o Campus Central.
Além de ser bom para o meio-ambiente, o uso de um veículo como este pode influenciar também na produtividade dos usuários. Isso porque o veículo possui, em seu interior, alguns utensílios que podem ajudar no aumento da produtividade. Quais?
“Com mesas de reunião, wi-fi, tomadas de energia e saídas USB, é possível, durante a viagem, trabalhar e, consequentemente, ser mais eficiente e produtivo. O nosso objetivo é tornar esta realidade mais clara e concreta para a população” explica o professor.
O veículo já realiza 4 viagens por dia, cerca de 200 quilômetros, e funciona totalmente a base de energia solar.
O ônibus é recarregado no laboratório da UFSC, no Sapiens Parque. A geração da energia é feita a partir de módulos solares fotovoltaicos integrados, e a recarga completa leva em média uma hora, mas pode rodar até 70 quilômetros sem ser carregado, graças à tecnologia de recuperação de energia nas frenagens.
Sua potência é de 200 kW, e garante zero emissão de poluição da atmosfera e sonora, e, comparando os custos da energia solar com os do diesel, os ônibus elétricos se mostram até 26% mais econômicos, sem falar que não polui nada.
O projeto envolve parceiros da UFSC, como Eletra, Marcopolo, Mercedes-Benz e WEG.