Engenheiras de Gaza produzem tijolo a partir de escombros
Duas engenheiras da Universidade Islâmica de Gaza tiveram uma ideia que revolucionou o processo de construção e a sustentabilidade na região onde vivem. Gaza é o território no qual acontecem conflitos diários entre israelenses e palestinos.
Nessa região, o processo de construção é burocrático, principalmente para conseguir os materiais, devido ao bloqueio determinado pelos israelenses, o que faz com que os materiais sejam caros e difíceis de conseguir.
Visto que nessa região muitas pessoas podem ter suas moradias desmoronadas em um apenas alguns minutos, Majd Mashharawi e Rawan Abddllaht decidiram tomar uma atitude quanto à isso: elas desenvolveram um tijolo ecológico feito a partir dos próprios escombros provenientes dos conflitos em Gaza.
Depois de muito estudo e testes para descobrir como seria possível criar um material que fosse seguro utilizando os escombros, elas descobriram que a solução seria trocar a rocha e a areia por concreto e cinzas de carvão. Essa solução teve impacto super positivo sobre o meio ambiente, tanto na utilização dos escombros quanto nas cinzas de carvão, que, com cerca de dez toneladas semanais, poluem a região.
Devido ao uso de materiais reaproveitados, o tijolo batizado de Greencake pode custar 50% menos que os convencionais.
O propósito das duas engenheiras é reconstruir Gaza a partir dos próprios escombros. E você, o que achou da ideia? Deixe nos comentários!