Conheça os diferentes tipos de demolição
Demolir é um dos atos mais comuns na construção civil.
Os motivos para demolir uma construção existente podem variar – na maioria dos casos o edifício é demolido para dar lugar a uma nova construção. Outro motivo pode envolver a questão de segurança. Por exemplo, um prédio muito antigo que corre risco de desabamento e deve então ser demolido.
Mesmo que não pareça, demolir é um ato complexo e perigoso que exige planejamento, cautela e um profissional qualificado para conduzir a operação.
Ao contrário de países como os Estados Unidos, o Brasil ainda não oferece especialização em Engenharia de Demolição, até porque a demanda daqui para esta área não é tão abrangente. No Japão, por exemplo, essa demanda é maior. Uma lei do país determina que edifícios com altura maior a 100 metros tenham vida máxima de 35 anos, depois disso devem ser demolidos para dar lugar à novas edificações.
A maioria dos profissionais que atuam na área no Brasil aprenderam a demolir na prática, ou então buscaram especialização fora do país.
Existem diferentes tipos de demolição:
Demolição Mecânica
Consiste no uso de máquinas e equipamentos providos de motores para levar estruturas a baixo.
Os equipamentos utilizados são geralmente de médio e grande porte, tais como carregadeiras, escavadeiras, guindastes e martelos pneumáticos.
O método pode ser utilizado para derrubar totalmente ou parcialmente paredes, lajes, vigas ou coberturas de concreto, estruturas metálicas e de madeira etc.
As vantagens desse meio de demolição é a maior capacidade de demolição, o custo inferior ao da demolição manual e a menor necessidade de mão de obra, que no entanto, deve ser especializada. As desvantagens incluem ruídos, geração de poeira, risco de acidentes, entre outros.
Demolição com o uso de explosivos
A técnica de implosão utiliza de explosivos para eliminar os principais pontos de apoio de uma construção, e então derrubá-la. Esse método é utilizado em grandes centros urbanos para a derrubada de grandes estruturas como arranha-céus e pontes.
Para que uma demolição por meio de explosivos aconteça de maneira eficaz e segura, é necessário uma equipe especializada e um profissional para determinar qual é o melhor explosivo a ser utilizado, posiciona-lo corretamente e temporizar.
Demolição manual
Como o próprio nome já diz, esse meio de demolição tem como principais ferramentas a mão de obra e ferramentas manuais.
Esse método é utilizado quando é preciso maior cuidado com a estrutura que será demolida, por exemplo em processos de manutenção e revitalização.
É chamada também de “demolição sustentável” pois nela há possibilidade de reutilização dos resíduos.
Referências: Escola Engenharia, Massa Cinzenta