Casa Óptica, outra novidade dos japoneses
Designer Japonês elabora uma casa feita de vidro. O material despertou uma paixão de longa data na humanidade, mas um fator sempre marcante sobre o produto, sua fragilidade. Hiroshi Nakamura mostrou ao mundo como além de bonito, o vidro também pode ser muito resistente, o suficiente para construir uma fachada de 13 toneladas utilizando o material.
Aproximadamente 6000 tijolos de vidro puro (50mm x 235mm x 50mm) foram necessários para o projeto, sendo a parte frontal dos tijolos tratada para proporcionar maior privacidade, o resultado é uma fachada que permite uma visão panorâmica da rua. Além da beleza, a fachada tem uma vantagem adicional inesperada, a alta densidade dos tijolos isola a casa de sons externo, permitindo aos moradores admirarem o movimento da cidade de Hiroshima.
Dois foram os desafios fundamentais para criar a fachada, primeiramente a obtenção dos tijolos de vidro, o segundo foi solucionar o problema de como manter a estabilidade da fachada. Os tijolos foram criados com vidro tratados com boro, garantido a transparência. A modelagem dos tijolos foi extremamente difícil, pois necessitava remover imperfeições do vidro e manter a dimensionalidade do resultado final. A princípio a fachada de 8,6m x 8,6m não conseguiria ser construída sem o apoio de outra estrutura, o problema foi resolvido graças as propriedades ópticas do vidro, que escondem as barras de aço que perfuram os tijolos em intervalos de 10 centímetros.