Bateria doméstica Tesla ameaça rede elétrica tradicional
A Tesla Motors Inc., empresa conhecida pela fabricação do sedã completamente elétrico, está usando a tecnologia de baterias de íons de lítio para se tornar líder de um mercado ainda emergente: a armazenagem de eletricidade.
Esse mercado pode ameaçar a rede elétrica a qual usamos hoje em dia.
“Vamos lançar a bateria doméstica Tesla, uma bateria de consumo pensada para uso em residências ou empresas, muito em breve”, contou o CEO Elon Musk durante uma teleconferência de lucros com analistas.
O produto combinaria painéis solares e baterias grandes e eficazes, o que permitiria que proprietários de imóveis deixassem de comprar eletricidade das concessionárias de eletricidade.
Segundo o CEO, o lançamento da bateria ocorreria no mês de março ou abril.
“Temos o design pronto. O produto deverá começar a ser produzido em cerca de seis meses ou mais”, disse Musk. “Isso é realmente muito bom”.
Morgan Stanley disse que a bateria doméstica da Tesla pode sim “causar perturbações” nos Estados Unidos e Europa, pois, com seu uso, os clientes escolheriam evitar as tarifas das concessionárias de energia.
A Califórnia percebe o armazenamento de energia como instrumento fundamental para o controle da rede de energia, integração de uma quantidade crescente de energia eólica e solar e na redução de gases poluentes e de efeito estufa.
Fonte: exame.abril.com.br