Sentir o cheiro da natureza evita o estresse e doenças como o câncer
O contato com a natureza pode mandar para longe o estresse e evitar uma série de doenças, incluindo o câncer.
Essa conclusão veio a partir de um estudo feito na escola de medicina Nippon, em Tóquio.
Ao andar pela mata, por trilhas, ou em qualquer lugar onde há árvores, logo sentimos uma sensação agradável causada pelo cheiro do verde, e este estudo confirma: sentir o cheiro da natureza pode trazer muito mais benefícios ao nosso corpo do que apenas o bem-estar que sentimos.
O cheiro da mata e da natureza em geral pode diminuir consideravelmente a pressão do nosso corpo e impulsionar moléculas que combatem doenças como o câncer.
No que mostra o estudo, quando os odores da natureza adentram nosso corpo, os graus de estresse e nervosismo diminuem imediatamente. E quanto mais tempo passarmos expostos ao cheiro das árvores e da terra, maiores serão os benefícios. A pressão arterial é reduzida e a imunidade, elevada.
Dentro da escola, o cientista Qing Li criou um centro de pesquisa que leva o nome de International Society of Nature and Forest Medicine, com o objetivo de utilizar a aromaterapia com base nos cheiros da natureza como tratamento.
Isso tudo foi descoberto através da ciência, porém, apenas ao seguir os nossos extintos, já sabemos que uma boa caminhada por um local cheio de verde parece retirar o estresse causado pelo caos da vida urbana. Podemos então concluir que, quanto maior o contato com a natureza, menor a chance de termos doenças, e maior a nossa qualidade de vida.
Fonte: Hypeness