set 23 2016

Dicas para a conservação de ferramentas elétricas

por Geotesc Fundações em Notícias

Ferramentas elétricas são itens essenciais quando se trata da realização de manutenções ou qualquer serviço relacionado a obras em geral.

No entanto, elas podem perder sua boa funcionalidade e até mesmo apresentar riscos para quem as manuseia, se não forem bem conservadas.

É muito importante estar ciente de que o custo para conservar de forma adequada qualquer utensílio é muito menor do que os que você pode ter se este apresentar algum problema que comprometa a sua produtividade ou integridade física, ou mesmo estrague.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a garantir a conservação e o bom funcionamento de suas ferramentas elétricas. Você confere abaixo:

ferramentas

Armazene da forma correta

Esse ponto é crucial para a boa conservação das ferramentas. Guarde os equipamentos de modo que não fiquem expostos a umidade, conserve-os em um local seco e livre de pó e sujeira. Se possível, mantenha as ferramentas na caixa original do fabricante, porque as mesmas costumam ser caixas plásticas bastante resistentes, e elas ainda podem ser facilmente transportadas.

Cuidado para com as tomadas

Muitos dos operadores costumam cortar as pontas de tomadas dos cabos das ferramentas elétricas, tentando tornar mais fácil a sua ligação em qualquer ponto de energia. Esse procedimento pode afetar, e muito, a segurança de quem está operando a ferramenta, ou de qualquer pessoa que esteja por perto no momento.

Ao invés de correr todo esse risco, opte por utilizar extensões adequadas para compatibilizar a ferramenta com o tipo de tomada em que ela será ligada.

Como limpar

A limpeza é obviamente um dos pontos mais importantes quando se trata da conservação de qualquer coisa, e quando o assunto é ferramentas elétricas não é diferente. Confira como realizar a limpeza de forma adequada:

  • Desconecte as ferramentas da tomada quando for realizar a limpeza;
  • Use um pincel de cerdas macias para limpar os resíduos dos materiais que ficarem sobre o equipamento;
  • Se for possível, use um compressor de ar para retirar os resíduos;
  • Limpe bem as entradas e saídas de ar do equipamento;
  • Limpe a parte externa do seu equipamento com uma flanela;
  • Feito isso,  lubrifique as peças com óleo de máquina, de modo a evitar que a ferramenta enferruje.

 

Conserve também os acessórios

Além dos cuidados com a própria ferramenta, é necessário também tomar cuidado com os demais acessórios que a compõem: serras e brocas precisam estar sempre afiadas, verifique  o desgaste de parafusos de fixação das ferramentas, e no caso de furadeiras, mantenha a chave de mandril preso ao equipamento.

Revisões

Mande sua ferramenta elétrica para uma revisão pelo menos uma vez por ano, mesmo que esta não seja usada com muita frequência. Isso inclui a verificar se não há ressecamento ou rachadura nos cabos, se há indícios de ferrugem e se a mesma está lubrificada de forma correta.


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.