Conheça o parque flutuante feito com resíduos plásticos
A poluição dos rios e oceanos no mundo piora cada dia mais, um estudo publicado pela revista Science indica que 90% da poluição é causada pelos resíduos plásticos. Procurando a solução para este problema – ou pelo menos uma tentativa de ajudar – a cidade de Roterdã, na Holanda, um projeto para a construção de um parque de 150 metros quadrados está sendo elaborado.
A ideia é evitar que os dejetos plásticos do rio Nieuwe Maas cheguem ao mar. O processo de captação dos dejetos acontece por meio de um sistema de coleta instalado na foz do rio, o material coletado foi enviado para que estudantes criassem blocos flutuantes. O projeto é uma iniciativa da Fundação Recycled Island com o escritório de arquitetura Whim.
Os blocos construídos ficam à deriva criando ilhas artificiais, onde é possível plantar árvores e arbustos, a parte inferior serve para que os peixes deixem seus ovos, desenvolvendo o ecossistema. O projeto recebeu o apoio do município de Roterdã, agora os idealizadores abriram uma campanha para financiamento coletivo, onde qualquer pessoa pode ajudar.